Minha sugestão de regulamento para o Campeonato Catarinense

Calendário do futebol Brasileiro para 2014

Calendário do futebol Brasileiro para 2014

Há muito tempo se discute mudanças no calendário do futebol brasileiro, principalmente em relação aos campeonatos estaduais, que alguns torcedores de time grande e gente de grandes veículos, esquecem da importância. Alguns pontos são quase consensos. Estadual com 23 ou 21 datas não dá, ainda mais em ano de Copa do Mundo. Por isso decidi bolar uma sugestão de fórmula para o Campeonato Catarinense. Não é a melhor, nem a definitiva, mas o objetivo é isso mesmo. Até para a gente ir fazendo mudanças.

Parto de alguns princípios. Um deles é que se precisa diminuir as datas. Não podemos tirar os grandes da competição, seria ruim para todo mundo, principalmente para os clubes pequenos e para o próprio campeonato. Não gosto do projeto de pontos corridos, o estadual tem que ter final. E por eu achar interessante ter uma chance maior de acontecer uma zebra (o que é quase impossível em pontos corridos). Pensei no seguinte formato, que usaria 13 datas (10 a menos que hoje).

Divisão das equipes em dois grupos de cinco nesse primeiro ano. Única coisa pré-definida seria um time vindo da Segundona em casa grupo, fora isso, sorteio. Todos se enfrentam dentro do grupo em turno e returno (10 datas). Os dois primeiros de cada grupo fazem semifinal em jogo única na casa da equipe de melhor campanha (1 data) e os vencedores fazem a final em dois jogos (2 datas). Paralelo a isso, os dois lanternas de grupo se enfrentam e o perdedor cai para a Segundona. Porque isso? Muitos tem pedido um aumento para 12 clubes, no formato atual, sou contra, só incharia o campeonato. Nesse formato funciona. E assim aumentaria o número de equipes sem virada de mesa (alguém tem que cair) e sem subir quase todo mundo da Segundona. Nos outros anos cairiam os dois lanternas. Desse jeito o campeonato poderia ter só dois jogos na quarta-feira, os outros no domingo e ainda sim começar só em fevereiro.

O que fazer no resto do ano para as equipes que não disputam as três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro? Uma Copa Santa Catarina organizada, regionalizada, valendo as duas vagas catarinenses na Série D. Para fazer esse modelo funcionar, a FCF e a SCClubes precisariam pensar um pouco nos clubes pequenos, arregaçarem as mangas e irem em busca de patrocínios e, principalmente, de transmissão de um canal de TV. Dando assim mais visibilidade e condições financeiras para a competição.

O que você achou da ideia? Qual a sua sugestão de formato para o Catarinão?

Correção: Como observou o amigo Felipe Silva e eu já arrumei ali em cima, a primeira fase teria 10 datas e não 8 como eu tinha colocado anteriormente.

3 comentários sobre “Minha sugestão de regulamento para o Campeonato Catarinense

  1. Na primeira divisão, poderia fazer sorteio dividindo clubes de acordo com o desempenho nos últimos 3, 5, 10 campeonatos, enfim, quantos quisesse voltar no passado (eu faria os 3 últimos). Aí sorteia em qual grupo vão ficar os cabeças de chave 1 e 2, depois 3 e 4, 5 e 6 e por aí vai. Por exemplo, em 2013 os cabeças de chave 1 e 2, levando-se em conta os três anos anteriores (2010, 2011 e 2012), provavelmente seriam Avaí e Figueirense. 3 e 4, Chapecoense e Joinville. 5 e 6, Criciúma e Metropolitano. 7 e 8, Atlético e Camboriú. E 9 e 10, Guarani e Juventus.

    Aí, poderíamos ter, por exemplo, um grupo com Avaí, Joinville, Criciúma, Camboriú e Guarani. E o outro com Figueirense, Chapecoense, Metropolitano, Atlético e Juventus.

    Nesse formato, porém, acho que 12 clubes é melhor. Senão, sempre fica um “folgando” na rodada e isso é ruim para a última rodada, por exemplo, pois um time pode estar disputando alguma coisa e ficar “de folga” na rodada. Fica estranho. E 12 clubes, divididos em duas chaves, não muda o total de datas: continuam sendo 10.

    Pra Copa SC, sobrariam 24 clubes que não estão nas Séries A, B e C pra disputar essa copa valendo vaga na Série D. Daria pra fazer quatro grupos de seis, regionalizado, classificando dois para a fase seguinte. Poderiam ser assim:

    Grupo A
    Caçador (Caçador)
    Concórdia (Concórdia)
    Curitibanos (Curitibanos)
    Internacional (Lages)
    Oeste (Chapecó)
    Porto (Porto União)

    Grupo B
    Atlético Hermann Aichinger (Ibirama)
    Canoinhas (Canoinhas)
    Jaraguá (Jaraguá do Sul)
    Juventus (Jaraguá do Sul)
    Maga (Indaial)
    XV de Outubro (Indaial)

    Grupo C
    Barra (Balneário Camboriú)
    Blumenau (Blumenau)
    Camboriú (Camboriú)
    Metropolitano (Blumenau)
    Marcílio Dias (Itajaí)
    NEC (Navegantes)

    Grupo D
    Atlético Tubarão (Tubarão)
    Brusque (Brusque)
    Guarani (Palhoça)
    Hercílio Luz (Tubarão)
    Imbituba (Imbituba)
    Pinheiros (Garopaba)

    Gostei das sugestões. Campeonato Mineiro, por exemplo, só tem 15 datas. Não precisa mais que isso. Abraço!

  2. Sou a favor dos dois grupos: Grupo A: Criciúma, Figueirense, vice-campeão da Div. Especial, Joinville e Atlético-IB. Grupo B: Chapecoense, Avaí, Campeão da Div. Especial, Metropolitano e Juventus. A fórmula seria semelhante a do Gauchão. Só que apenas os Campeões de chave fazem a final do 1º turno em dois jogos.No primeiro turno, os times se enfrentam dentro da própria chave. No segundo turno, os times do Grupo A jogariam com os do grupo B, classificando o primeiro de cada chave fazendo a final do 2º turno em dois jogos. Os dois campeões de turno fariam a final do campeonato em dois jogos, sendo o último na casa de quem fez melhor campanha somando turno e returno. O último colocado no geral é rebaixado. Em 2015, se repetiria a fórmula para em 2016 termos 12 clubes na elite. Daí por diante cairiam os dois lanternas no geral. Para 2014, não teríamos mais que 15 datas.

  3. Minha proposta é bem simples: turno único (9 rodadas), os 4 primeiros fazem semifinais e finais, totalizando 13 datas apenas. Ah, mas vão dizer que não vai ter o returno e tals. Simples, em 2015 inverte a tabela, quem fez 4 jogos em casa em 2014, em 2015 faz 5 jogos.

    Com 13 datas dá para começar em fevereiro.

Deixe um comentário