Relembrando: as propostas de formato pro Catarinense 2014

Na metade do mês de julho, os clubes já classificados pro Catarinão 2014 se reuniram na Associação dos Clubes Profissionais de Santa Catarina (SCClubes) para discutirem mudanças ou não no regulamento do Campeonato Catarinense do ano que vem. As sugestões fora enviadas ao departamento de competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF), ainda sim, vai ter mais uma reunião da associação sobre o assunto antes do conselho técnico da competição.

Hoje de tarde a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalmente divulgou o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem. Por causa da Copa do Mundo, houveram mudanças. Os estaduais passam a ter 21 datas, começando no dia 11 de janeiro e indo até 13 de abril.

Abaixo seguem os cinco formatos sugeridos na reunião:

1 – Grandes depois: O Avaí apresentou uma proposta onde os clubes grandes (sem especificar quem seriam) entrariam na competição mais tarde.

2 – 12 clubes: o Camboriú apresentou o mesmo formato, porém, com aumento no número de clubes de 10 para 12. Já falei aqui no blog sobre essas duas proposta na época.

3 – Pontos corridos: O Criciúma apresentou o formato mais enxuto pro estadual. Seria totalmente em pontos corridos, turno e returno, sendo o campeonato quem fizesse mais ponto. Fórmula do Campeonato Brasileiro. 18 datas. Eu sou contra. Estadual sem final, nem precisa ter estadual.

4 – Não muda nada (ou quase nada): Chapecoense e Joinville apresentaram uma proposta conjunta. A ideia é deixar o campeonato como está. A única diferença seria que se um time fosse campeão do turno e do returno, ele ficaria com o título de forma antecipada. O que já deveria ser assim. O problema é que essa proposta tem 22 datas, o que dificilmente vai acontecer, uma vez que a CBF estipulou 21.

5 – Só uma final: Uma ideia alternativa surgiu entre as propostas 3 e 4. Seria um campeonato quase todo de pontos corridos. Turno e returno, onde o campeão de cada fase seriam quem fizesse mais pontos. Esses dois campeões fariam as finais. 20 datas. Hoje parece ser a mais provável.

Os clubes ditos grandes já perderam num ponto. Eles queriam o estadual começando mais para o final do mês, perto do dia 25, para ganharem mais tempo de pré-temporada. Mas conseguiram o contrário, uma temporada que começa mais cedo do que a atual.

Deixe um comentário